Get Adobe Flash player

Aircraft's - Manufacturer's

Existem vários construtores a nível mundial de aviões comerciais, com segmento para os aviões executivos ou privados, assim como de uso militar. Neste artigo, referimos apenas o que diz respeito à aviação comercial. Pensamos que o nome com mais história e que ainda hoje se mantém activo, que lidera com mais orders e mais conhecido é o da Boeing, maior construtor mundial no segmento comercial e que também oferece aviões para fins militares de raiz ou puramente adaptados. Existem outros construtores que já fazem parte da história e que hoje já não fabricam mais, como a holandesa Fokker, por exemplo, ou outros como a McDonnell Douglas que foi absorvida pela gigante Boeing.

Assim, nos tempos de hoje, fabricantes, espalhados pelos 3 continentes (América, Europa e Ásia), visto que consideramos em termos de aviação comercial a Oceânia como fazendo parte da Ásia (Asia and Pacific, assim é na prática) e a África, que infelizmente nunca teve nenhum fabricante de aviões, são então os seguintes:

 

AMERICA

from Canada

Bombardier Aerospace

As antigas De Havilland Canada e a Canadair, foram adquiridas e fazem parte da Bombardier.

 

from United States

Boeing

Maior construtor mundial desde sempre, absorveu como sua subsidiária a Douglas Aircraft Company que tinha sido transformada já em finais do século XX, em McDonnell Douglas e então adquirida pelo gigante norte-americano.

 

TA

As antigas Beechcraft, Cessna e Hawker, foram integradas dentro desta nova denominação.

 

EUROPE

from European Union (France, Germany, Spain and United Kingdom)

Airbus

Segundo maior construtor e rival da Boeing.

 

from Czech Republic

LET

 

from France and Italy

ATR

 

from Russia

UAC

Nova denominação após a fusão das antigas construtoras soviéticas como Ilyushin, Sukhoi, Tupolev, Yakovlev e outros menores, numa só empresa russa.

 

from Ukraine

antonov

 

from United Kingdom

BN

 

ASIA and PACIFIC

from China

COMAC

A Shanghai Aircraft Manufacturing Factory, foi integrada recenetemente na COMAC Commercial Aircraft Corporation of China

 

XAC

 

from Japan

MJET