Get Adobe Flash player

Aircraft's - MSN

Nos artigos dos módulos seguintes com o mesmo prévio título deste, lista-se por ordem decrescente de MSN ou msn (Manufacturer's Serial Number) e CN ou cn (Construction Number), ou ainda LN ou ln (Line Number) quando houver, de todos os aviões e respetivos modelos que foram entregues pelas construtoras às companhias aéreas ou de leasing.

Convém lembrar que os aviões comerciais, são fabricados novos e entregues pelo construtor a uma companhia aérea ou a uma de leasing (que mandou construir o avião para entregar o mesmo a uma companhia aérea, em regime de aluguer, por determinado tempo) e nestas listagens, só ordenamos a primeira entrega feita pelo construtor, conforme o seguinte exemplo:

O primeiro Boeing 737-300 da nossa TAP foi adquirido em regime de leasing, ou seja, A TAP fez o negócio com a ILFC e não diretamente com a Boeing, como já tinha feito, com outros aviões. Neste caso, o avião foi construído para a ILFC que o alugou à TAP durante 3 anos e depois foi devolvido à ILFC e passou a operar por outras companhias aéreas. Neste caso, apresenta-se a matrícula (Registration) que foi atribuída à companhia de leasing, que poderá ser diferente da matrícula que irá ter na companhia aérea a que se destina, o que não foi o caso deste avião, que trouxe logo de origem a matrícula portuguesa CS-TIA. Quando acontecer o que atrás é referido, coloca-se a matrícula original (da ILFC por exemplo) e depois a seguir ao nome da companhia aérea que vai operar com o avião, a matrícula nova que irá ostentar, dentro de parentêsis. As matrículas de origem dos fabricantes, necessárias para registo de construção e para testes para o primeiro voo, não são consideradas. Outro exemplo, um construtor fabrica o aparelho e entrega o mesmo novo à Air France, esta explora a aeronave e depois, vende esse mesmo avião a outro operador, que por conseguinte aluga a outro e por aí fora, se assim for, só é mencionado nestas listagens, a primeira companhia aérea, desprezando-se os operadores que vieram a seguir.

b767

As Companhias de Leasing, referenciadas são as seguintes:

AWAS Ansett Worldwide Aviation Services

GATX Capital Corporation, from USA         

ILFC International Lease Finance Corporation, from USA

 

Créditos:

- Departamento de Estudos da LUMO TRANSPORT

- Airbus, Boeing, Bombardier, Embraerm e demais construtores

- Internet and production list

- Wikipedia (Photos)