Get Adobe Flash player

LUISFER

sobre o programa comemorativo dos 40 anos da LUISFER, queira ver aqui

A LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias é uma pessoa singular de direito privado e de utilidade pública, não dotada de personalidade jurídica por opção do seu fundador*, de âmbito nacional e internacional e sem fins lucrativos, que tem como objeto, dedicar-se à realização de estudos e projetos ferroviários, assim como tudo o que tem ver com os comboios e a moderna exploração ferroviária, de modo especial em Portugal e num modo mais alargado, em toda a Europa, sendo as redes ferroviárias CP/REFER de Portugal, RENFE/ADIF de Espanha e SNCF/RFF da França, as que são mais particularmente estudadas e de maior preferência, juntamente com a atividade da UIC, que é a mais importante organização ferroviária mundial. Uma das facetas mais vísiveis da atividade da LUISFER atualmente, consiste na prestação de um autêntico serviço público de informação ferroviária, que serve sem exceção todos os interessados, que também todos os dias a procuram e recebem em newsletter (MNR), assim como as bastantes visitas ocasionais de novos interessados, tudo devidamente alinhado numa política de qualidade, de independência e de melhor servir quem nos procura.

* A LUISFER foi pensada de início para ser uma associação (com outra designação) de amigos dos comboios e com sede na cidade do Porto, mas, mais tarde, algumas das pessoas convidadas, declinaram o seu interesse e continuaram com mais ou menos interesse, a mostrarem dedicação pelo comboio e pelo caminho de ferro, mas de forma isolada. Daí, que Luís Moreira, não deixasse que o seu sonho não viesse a ser concretizado, continuou a dedicar-se, mas de forma pessoal e isolada,fundou então a LUISFER, nas condições que ainda hoje são realidade, pois é vedada a uma só pessoa, ter ou liderar uma organização tipo associação, percebendo-se então, porque é que a LUISFER não tem personalidade jurídica legal, ou seja, por outras palavras, as pessoas e especialmente os responsáveis máximos da CP em 1976, souberam da sua fundação e acarinharam sempre, sendo hoje muito conhecida a sua atividade no meio ferroviário, com património, mas não existe em termos legais, pois nunca foi registada, não por Luís Moreira não querer, mas porque a lei não aceita que uma só pessoa, possa ter uma organização de tipo associação sem fins lucrativos, que é um dos objetos da LUISFER, pois se a LUISFER tivesse interesse em ser empresa, podia sê-lo, mesmo só com uma pessoa, à face da mesma lei.

LF-01 

A mesma LUISFER foi fundada no dia 13 de Agosto de 1976, na cidade do Porto, Portugal, ainda com mais rigor, em plena estação de Campanhã, junto da Linha 5 e o seu mentor e fundador, é Luís Moreira, também natural da mesma cidade do Porto e que conta atualmente com 53 anos de idade, dos quais, 37 anos, em que está à frente da LUISFER e sempre de forma contínua e ativa.

 

Não sendo portanto uma pura associação ou clube de amigos dos comboios em Portugal, por desejo e vontade expressa do seu fundador, sendo então singular, é no entanto, similar (e confundida assim, pela positiva) em termos de organização, património e conceito, e é vista assim por muitos, sendo então a entidade do género em atividade, mais antiga em Portugal, aparecendo só depois a APAC (1977), a ADFER (1988), o CEC (1989), a A6S (1992), a AECFAV (1993), a PTG Tours (1998), a AMF (2001), a AMFP (2003), a ANPFer (2005), APNCF (2006), ACSXXI (2008) e a AVAFER (2009), entre outras.

 lfloco

A nossa principal vocação é o de estarmos integrados totalmente no meio ferroviário, fazermos um percurso diferente mas paralelo com os operadores e com grande importância no resultado final, pois repercute-se o nosso trabalho numa oferta a todos os que estão ligados ao setor ferroviário e por outro lado, outros que usufruem do mesmo transporte ferroviário. Num papel de observadores e de historiadores/estudo, temos décadas de compreensão e percebemos tudo o que está ligado ao meio ferroviário com uma cultura ferroviária irrepreensível e única, que aceitamos e que nos é atribuída por muitos atores do caminho de ferro em Portugal e que consubstancia em nosso favor, autoridade, competência e valor em matéria ferroviária, também damos a todos a informação que muitos cada vez mais procuram, pois somos percebidos como uma entidade particular e privada, é certo, mas com uma grande independência de autoridade e disponibilidade para fornecer e ser fonte de informação e documentação ferroviária julgada importante seja pelos operadores, seja pelos que simplesmente se apresentam como railfans.

6 025

Temos um património invejável a nível audiovisual e documental, fruto de recolha e estudo que fizemos durante décadas. A nível de informação ferroviária, uma das principais vocações atuais da LUISFER, produzida pelo nosso Departamento de Comunicação e Imagem, e que se consolida como uma referência diária para muitas pessoas, pois já produzimos por estes dias, 3500 media news releases com informação ferroviária relevante, situação inédita e sem paralelo neste tipo de informação no nosso país, seja por quem for e a provar isso, a nossa bem preenchida lista de subscritores das mesmas media news releases, onde podemos encontrar, entidades governamentais, organizações ferroviárias especialmente ibéricas, presidentes e ex-presidentes de operadores ligados à área ferroviária, operadores diretos e indiretos, quadros e outro pessoal a nível individual da CP, REFER e de muitas outras entidades, muitos órgãos de comunicação social da TV, rádio e imprensa nacional e local, associações de amigos de comboios igualmente ibéricas, assim como até ao mais simples railfan, nomes esses que também já ocupam um espaço considerável na mesma listagem.

Em viagem e aproveitando para dar uma olhada final na documentação duma conferência organizada pela LUISFER.

3 002

Já por várias vezes, fomos convidados para os mais diversos eventos, ligado a este modo de transporte.

BD 067

Valor na Excelência : Desde a nossa fundação que somos conhecidos como discretos, numa imagem interna e externa sempre positiva, com grande profissionalismo, seja naquilo que já fez ou ainda vai fazer, sem nunca usurpar os limites considerados admitidos, em virtude da nossa singularidade.

Valor na Responsabilidade : Em qualquer trabalho ou atitude, merecemos a confiança de todos, por força de um comportamento independente e não alinhado, seja por forças políticas e interesses corporativos nas suas mais variadas dimensões.

Valor na Integridade : Ética, mais uma confiança e transparência, são imagens que nos são associadas desde sempre, com a certeza, que serão sempre metas a atingir, na nossa atividade do dia a dia.

Desejamos destacar como o momento mais alto da nossa história, o facto da LUISFER ter sido recebida com grande cortesia, em Paris, França, pelos dirigentes da UIC Union Internationale des Chemins de Fer, no dia 22 de Junho de 1986, aquando da visita de cortesia e trabalho que fizemos à mais importante organização ferroviária mundial.

 

A LUISFER é associada e membro das seguintes entidades:

 

- CP Entusiastas

- ADFERSIT Associação Portuguesa para o Desenvolvimento dos Sistemas Integrados de Transporte (sócio efetivo nº 420)

- APAC Associação Portuguesa dos Amigos dos Caminhos de Ferro (sócio efetivo nº 603)

 

Segundo os Estatutos da LUISFER, a mesma quer ter sempre as melhores relações com todas as entidades, operadores e personalidades ferroviárias nacionais e internacionais, facto que está na nossa matriz pessoal e humana de sermos aceites como pessoa de bem, perante todos e por conseguinte, também de bom modo, sermos aceites por todos com cortesia e educação.

x6

 

Desde a sua fundação, a LUISFER já teve 6 logótipos, que se podem conferir assim:

 

x2

 Logo no início, ou seja, em 1976, tivemos a preocupação de criar um logótipo, que seria o símbolo de identidade da LUISFER. A constituição deste nosso primeiro símbolo, foi inspirado e é uma derivação do logo da SNCF então usado na altura e adaptado à nossa imagem. Este logo, só em preto (ver acima) esteve em uso desde 1976 a 1986.

x5

Entre 1986 e o ano 2000, usamos o logo (ver em cima) que é uma melhoria da versão anterior e com a particularidade de ser pela primeira vez colorido.

x4

O terceiro logo (ver em cima) da LUISFER que foi usado entre 2000 e 2005, manteve a mesma linha do anterior, sendo-lhe retirado a cor amarela e pela primeira vez, o nosso nome está em itálico.

x3

O quarto logo, que esteve em uso entre 2005 e 2010, sofreu algumas alterações em relação ao anterior e pela primeira vez, a LUISFER associou ao seu símbolo (ver em cima), um lema, que refere na língua francesa "Le Partenaire du Rail depuis 1976", ou seja, reflecte aquilo que temos sido desde a nossa fundação.

x1

O quinto logo (ver em cima) começou a ser usado em 2010 e sofreu profundas alterações, ou seja, passou a ter o vermelho como cor dominante, com o nosso nome na cor branca, passando também a não estar em itálico e o lema foi alterado, passando também a estar em inglês, referindo a nossa opção atual e futura, ou seja, "with the railway into the future" aquando do seu lançamento, sendo agora usado como lema, a expressão também em inglês "A Dynamic Rail Observer".

LUISFER 2012

Por fim, o sexto e atual logo (ver em cima), foi criado em consequência de querermos dar uma nova identidade visual à LUISFER, agora que foi integrada na LUMO TRANSPORT no passado dia 22 de junho de 2012. Nesse sentido, o lema continua na língua inglesa mas foi alterado para " A Rail Dynamic Observer", continuando assim com a mesma vocação de sempre. Qunato ao logo em si, foi ligeiramente alterado conforme pode ser comparado com o versão em vigor até agora. 

 

 

Luís Moreira, da LUISFER, já exerceu no passado (anos 90 do século XX) na sua atividade profissional na sua empresa, a função de projetista de heráldica, onde projetou e assinou várias dezenas de ordenações heráldicas para Juntas de Freguesia, através do seu GEPHA Gabinete de Estudos e Projetos de Heráldica Administrativa. Dando um exemplo por zona do país, o GEPHA de Luís Moreira fez o brasão, bandeira e selo branco da Junta de Freguesia de Serzedo, Vila Nova de Gaia (norte do país), da Junta de Freguesia de Santa Maria, Covilhã (centro), da Junta de Freguesia de Montenegro, Faro (sul), da Junta de Freguesia de São Roque, Ponta Delgada (Açores) e Junta de Freguesia de Porto Santo (Madeira), entre outros tantos projetos. Importa dizer que a heráldica autárquica em Portugal é perfeita e bastante rigorosa e complexa, na utilização dos metais e esmaltes (cores) e não há nenhum brasão igual, pois são todos diferentes.

Nesse sentido, já há vários anos que a LUISFER, através de Luís Moreira, especialista nesta área, desenhou também os seus símbolos heráldicos. No entanto, desejamos referir, que a constituição dos símbolos heráldicos abaixo revelados, não cumprem certas normas da heráldica, pelo que, modificando, desejamos apresentar os mesmos, com esta configuração, por gostarmos mais. Por exemplo, no caso da bandeira, como a cor dominante é o vermelho (do logo) e a palavra LUISFER está a branco, seria normal e correcto que a bandeira fosse então de prata (branco) e cordões e borlas de vermelho e branco, o que não se verifica, como se pode perceber em baixo, preferimos o ouro (amarelo) e os cordões e borlas a amarelo e azul, azul esse que está no nome Estudos e Realizações Ferroviárias.

 

Brasão de Armas

 

Escudo de prata, dois leões rompantes à sinistra e à dextra segurando um sinal de negro, com luzes a vermelho, verde e amarelo, em chefe, expressão latina "Cavete tis quos natura signavit" e em ponta, data em latim "MCMLXXVI" e logo da LUISFER de vermelho e azul.

LT Lions

Bandeira

De ouro com o logo da LUISFER. Cordão e borlas de ouro e azul. Haste e lança de ouro.

LT Guio

Selo Branco

Só com o logo da LUISFER, sem os esmaltes, tudo envolto em circunferência, com os dizeres a negro "Estudos e Realizações Ferroviárias - 1976"

 
 

 

Cronologia mais relevante da LUISFER

 
Década de 50 do século XX
 
• 1956.10.28 - 100º Aniversário do Caminho de Ferro em Portugal
 
• 1960.06.22 - Nasce Luís Moreira, na cidade do Porto, Portugal
 
Década de 70 do século XX
 
• 1976.08.13 - Criação da LUISFER, na cidade do Porto, Portugal
 
• 1976.11.14 - Publicação dos Estatutos da LUISFER
 
Década de 80 do século XX
 
• 1982.07.12 - Visita de estudo à Linha do Norte e ao acidente de Setil de modo especial, Portugal
 
• 1984.08.07 - Visita de estudo à RENFE em San Sebastián, Irún e Vitoria, Espanha
 
• 1985.09.15 - Visita de estudo à Linha da Beira Alta e ao acidente de Alcafache de modo especial, Portugal
 
• 1986.06.16 - A fim de comemorar o 10º Aniversário da LUISFER, Luís Moreira percorre a Europa Ocidental ao abrigo da Tarifa Inter-Rail, numa visita de estudo e técnica preparada ao pormenor
 
• 1986.06.18/22 - Visita técnica e de estudo às redes ferroviárias da RENFE Red Nacional de los Ferrocarriles Españoles, SNCF Société Nationale des Chemins de Fer Français,BR BritishRailways,SNCB Société Nationaldes Chemins de Fer Belges e dos CFL Chemins de Fer Luxembourgeois
 
• 1986.06.22 - Luís Moreira efetua visita de trabalho e é recebido com grande cortesia na UIC Union Internationale des Chemins de Fer, em Paris, França
 
• 1986.06.22/26 - Visita técnica e de estudo às redes ferroviárias da SNCF Société Nationale des Chemins de Fer Français, SNCB Société Nationale des Chemins de Fer Belges, NS Nederlandse Spoorwegen, DB Deutsche Bundesbahn e ÖBB Osterreischischen Bundesbahn
 
• 1986.06.26/28 - Visita técnica e de estudo às redes ferroviárias da SBB Schweizerische Bundesbahn, FS Ferrovie Italiene dello Stato, SNCF Société Nationale des Chemins de Fer Français e RENFE Red Nacional de losFerrocarriles Españoles
 
• 1986.08.13 - 10º Aniversário da LUISFER
 
• 1987.02.06 - 1ª Alteração aos Estatutos da LUISFER
 
• 1990.02.18 - Visita de estudo a Córdoba e Madrid e visita de cortesia à sede da RENFE em Madrid, Espanha
 
Década de 90 do século XX
 
• 1996.08.13 - 20º Aniversário da LUISFER
 
• 1998.01.18 - 2ª Alteração aos Estatutos da LUISFER
 
Primeira década do século XXI
 
• 2001.07.22 - Nos 25 anos da LUISFER, Luís Moreira efectua viagem técnica e de estudo à LGV Atlantique da SNCF, com viagem na cabine do TGV 327 entre Saint-Pierre-des-Corps e Paris Gare du Montparnasse, França
 
• 2001.08.13 - 25º Aniversário da LUISFER (Bodas de Prata)
 
• 2004.10.21 - A LUISFER edita o seu blogue, primeiramente no Sapo e depois na Blogger
 
• 2004.12.08 - A LUISFER edita a sua página de fotos na Fotopic
 
• 2005.02.22 - Visita de estudo e visita aos serviços comerciais da RENFE em Vigo, Espanha
 
• 2005.03.31 - Conferência LUISFER sobre o TGV, realiza-se no Café Guarany, Porto, Portugal
 
• 2005.10.06 - A LUISFER é recebida de modo oficial na CP pelo Dr. Miguel Setas, Vogal do Conselho de Gerência da CP, em Lisboa, Portugal
 
• 2005.10.25 - A LUISFER edita a sua página técnica DIT no Sapo
 
• 2005.11.18 - É apresentado após a sua fundação, o quarto logótipo da LUISFER
 
• 2005.11.23 - Conferência LUISFER "O TGV e os 150 Anos dos Comboios em Portugal", realiza-se em Coimbra, Portugal
 
• 2005.12.05 - Conferência LUISFER "O TGV e os 150 Anos dos Comboios em Portugal", realiza-se em Aveiro, Portugal
 
• 2006.05.04 - É apresentado no Blogue da LUISFER o projeto "La Grande Vitesse au Portugal" produzido pela mesma LUISFER
 
• 2006.08.13 - 30º Aniversário da LUISFER
 
• 2006.10.02 - 1ª Edição do Rail Gratitude Award by LUISFER 2006, no Porto, Portugal (anulada a cerimónia, e entrega posterior dos prémios)
 
• 2006.10.28 - 150º Aniversário do Caminho de Ferro em Portugal
 
• 2007.08.07 - 3ª Alteração aos Estatutos da LUISFER e difusão pública dos mesmos
 
• 2007.10.28 - 2ª Edição do Rail Gratitude Award by LUISFER 2007, em Lisboa, Portugal (anulada a cerimónia, e entrega dos prémios posteriormente)
 
• 2008.10.28 - 3ª Edição do Rail Gratitude Award by LUISFER 2008, em Faro, Portugal (não se realizou)
 
• 2009.05.19 - Visita de estudo à RENFE/ADIF e de cortesia à ASAF, em Sevilla, Espanha, onde a LUISFER é recebida pelo seu presidente
 
• 2009.08.13 - 4ª Alteração aos Estatutos da LUISFER e difusão pública dos mesmos
 
• 2009.09.18 - A LUISFER cria no YouTube o seu canal LUISFERTV
 
• 2009.10.28 - 4ª Edição do Rail Gratitude Award by LUISFER 2009, em Vila Real, Portugal (não se realizou)
 
• 2009.12.07 - 5ª Alteração aos Estatutos da LUISFER e difusão pública dos mesmos
 
• 2010.06.22 - Luís Moreira, cumpre 50º Aniversário / Realização do 1º Seminário Ferroviário do Algarve, em Faro, Portugal (Anulado)
 
• 2010.09.10 - Conferência LUISFER "A Odisseia do TGV em Portugal", realiza-se em Faro, Portugal e é apresentado publicamente o novo logótipo da LUISFER, que é o 5º a ser criado, depois da sua fundação.
 
• 2010.10.28 - 5ª Edição do Rail Gratitude Award by LUISFER 2010, em Coimbra, Portugal (não se realizou) e entrada em vigor do Regulamento LUISFER Premium.
 
Década de 10 do século XXI
 
• 2011.02.22 - Toda a actividade da LUISFER passa a estar concentrada a partir desta data num único site, construído de raiz e de forma definitiva, no endereço URL www.luisfer.eu
 
• 2011.10.28 - 6ª Edição do Rail Gratitude Award by LUISFER 2011, realizou-se na cidade do Entroncamento.
 
• 2012.02.22 - 1º aniversário do site oficial da LUISFER (www.luisfer.eu)
 
• 2012.06.22 - O site oficial da LUISFER (www.luisfer.eu) deixa de editar no endereço conhecido e migra, sendo inserido com todas as valências existentes, num novo portal, denominado LUMO TRANSPORT (www.lumotransport.eu).
 
• 2012.10.28 - 7ª Edição do Rail Gratitude Award by LUISFER 2012, realizou-se na cidade do Porto.
 
• 2013.10.28 - 8ª Edição do Rail Gratitude Award by LUISFER 2013, realizou-se na cidade de Faro.
 
• 2016.08.13 - 40º Aniversário da LUISFER
 
Década de 20 do século XXI
 
• 2026.08.13 - 50º Aniversário da LUISFER (Bodas de Ouro)
Anexos:
Fazer download deste ficheiro (Estatutos 2012.01.pdf)Estatutos 2012.01.pdf[ ]388 kB