Existem vários construtores a nível mundial de aviões comerciais, com segmento para os aviões executivos ou privados, assim como de uso militar. Neste artigo, referimos apenas o que diz respeito à aviação comercial. Pensamos que o nome com mais história e que ainda hoje se mantém activo, que lidera com mais orders e mais conhecido é o da Boeing, maior construtor mundial no segmento comercial e que também oferece aviões para fins militares de raiz ou puramente adaptados. Existem outros construtores que já fazem parte da história e que hoje já não fabricam mais, como a holandesa Fokker, por exemplo, ou outros como a McDonnell Douglas que foi absorvida pela gigante Boeing.
Assim, nos tempos de hoje, fabricantes, espalhados pelos 3 continentes (América, Europa e Ásia), visto que consideramos em termos de aviação comercial a Oceânia como fazendo parte da Ásia (Asia and Pacific, assim é na prática) e a África, que infelizmente nunca teve nenhum fabricante de aviões, são então os seguintes:
AMERICA
from Canada
As antigas De Havilland Canada e a Canadair, foram adquiridas e fazem parte da Bombardier.
from United States
Maior construtor mundial desde sempre, absorveu como sua subsidiária a Douglas Aircraft Company que tinha sido transformada já em finais do século XX, em McDonnell Douglas e então adquirida pelo gigante norte-americano.
As antigas Beechcraft, Cessna e Hawker, foram integradas dentro desta nova denominação.
EUROPE
from European Union (France, Germany, Spain and United Kingdom)
Segundo maior construtor e rival da Boeing.
from Czech Republic
from France and Italy
from Russia
Nova denominação após a fusão das antigas construtoras soviéticas como Ilyushin, Sukhoi, Tupolev, Yakovlev e outros menores, numa só empresa russa.
from Ukraine
from United Kingdom
ASIA and PACIFIC
from China
A Shanghai Aircraft Manufacturing Factory, foi integrada recenetemente na COMAC Commercial Aircraft Corporation of China
from Japan