Rail – Conselhos de Segurança – O que devemos fazer

Neste módulo, apresentamos alguns conselhos de segurança, que devem ser observados no meio ferroviário, por todas as pessoas. No entanto, convém referir que o pessoal ferroviário da CP e da REFER, não está sujeito a estas observações, pois quer a CP e a REFER, possuem documentação técnica e todo o seu pessoal está devidamente informado e preparado para observar cuidados a nível de segurança de pessoas e bens.

Por outro lado, podem os pais ou encarregados de educação, através destes exemplos, e por isso aqui estão editados, ensinar e mostrar às crianças, aquilo que devemos fazer ou não devemos fazer, para nossa própria segurança.

Agradecimento especial à CP e à REFER, pelas facilidades concedidas. Agradecimento especial ao fotógrafo David Parelho [Listed 11872], que fez este trabalho fotográfico para a LUISFER.

 Separador quadrados

Aguardar ou caminhar nas plataformas ferroviárias

2006 09120008

Quando estamos a aguardar a chegada do nosso comboio, ou estamos a caminhar numa plataforma ferroviária, devemos estar sempre na posição que a foto em cima descreve, ou seja, estamos distanciados da via férrea e devidamente protegidos (para lá da faixa amarela, em relação ao eixo da via), visto que os comboios quando passam pelas mesmas vias e plataformas, muitas vezes sem paragem como acontece nos comboios rápidos, fazem-no muitas vezes com grande velocidade e isso causa turbulência e pode provocar nas pessoas, perda de equilíbrio e podemos cair para a via férrea e sermos colhidos mortalmente.

 Separador quadrados

Atravessamento em plena via férrea, por peões

2006 09120017

Quando em plena via, pretendemos atravessar a mesma para o lado contrário, só o devemos fazer, nos locais que estejam assinalados, como este que a foto nos mostra e quando fizermos o atravessamento, deve o mesmo ser feito em passo normal (não correr, pois podemos escorregar e cair) e o mais depressa possível. Sempre também que possível, devemos utilizar as passagens superiores ou inferiores que também existem um pouco por todo o lado, quando houverem e em alternativa.

 Separador quadrados

Atravessamento em estações, por peões

2006 09160043

Quando numa estação ou apeadeiro, pretendemos atravessar a via férrea, só o devemos fazer, nos locais que estejam assinalados, como este que a foto nos mostra e quando fizermos o atravessamento, deve o mesmo ser feito em passo normal (não correr, pois podemos escorregar e cair) e o mais depressa possível. Sempre também que possível, devemos utilizar as passagens superiores ou inferiores que também existem nas estações e nos apeadeiros, um pouco por todo o lado, quando houverem e em alternativa.

About luis

Check Also

Rail – Conselhos de Segurança – O que NÃO devemos fazer

Neste módulo, apresentamos alguns conselhos de segurança, que devem ser observados no meio ferroviário, por …