Neste módulo, apresentamos alguns conselhos de segurança, que devem ser observados no meio ferroviário, por todas as pessoas. No entanto, convém referir que o pessoal ferroviário da CP e da REFER, não está sujeito a estas observações, pois quer a CP e a REFER, possuem documentação técnica e todo o seu pessoal está devidamente informado e preparado para observar cuidados a nível de segurança de pessoas e bens.
Por outro lado, podem os pais ou encarregados de educação, através destes exemplos, e por isso aqui estão editados, ensinar e mostrar às crianças, aquilo que devemos fazer ou não devemos fazer, para nossa própria segurança.
Agradecimento especial à CP e à REFER, pelas facilidades concedidas. Agradecimento especial ao fotógrafo David Parelho [Listed 11872], que fez este trabalho fotográfico para a LUISFER.
Aguardar ou caminhar nas plataformas ferroviárias
Quando estamos a aguardar a chegada do nosso comboio, ou estamos a caminhar numa plataforma ferroviária, devemos estar sempre na posição que a foto em cima descreve, ou seja, estamos distanciados da via férrea e devidamente protegidos (para lá da faixa amarela, em relação ao eixo da via), visto que os comboios quando passam pelas mesmas vias e plataformas, muitas vezes sem paragem como acontece nos comboios rápidos, fazem-no muitas vezes com grande velocidade e isso causa turbulência e pode provocar nas pessoas, perda de equilíbrio e podemos cair para a via férrea e sermos colhidos mortalmente.
Atravessamento em plena via férrea, por peões
Quando em plena via, pretendemos atravessar a mesma para o lado contrário, só o devemos fazer, nos locais que estejam assinalados, como este que a foto nos mostra e quando fizermos o atravessamento, deve o mesmo ser feito em passo normal (não correr, pois podemos escorregar e cair) e o mais depressa possível. Sempre também que possível, devemos utilizar as passagens superiores ou inferiores que também existem um pouco por todo o lado, quando houverem e em alternativa.
Atravessamento em estações, por peões
Quando numa estação ou apeadeiro, pretendemos atravessar a via férrea, só o devemos fazer, nos locais que estejam assinalados, como este que a foto nos mostra e quando fizermos o atravessamento, deve o mesmo ser feito em passo normal (não correr, pois podemos escorregar e cair) e o mais depressa possível. Sempre também que possível, devemos utilizar as passagens superiores ou inferiores que também existem nas estações e nos apeadeiros, um pouco por todo o lado, quando houverem e em alternativa.