CP – Oferta de Comboios para a Final da UEFA Champions League 2013/2014 em Lisboa

Realizou-se em Lisboa, mais rigorosamente no Estádio da Luz (Sport Lisboa e Benfica), no dia 24 de Maio de 2014, a final da Champions League, prova maior da UEFA entre clubes. Nesta época, a UEFA quis escolher Lisboa para acolher a final da prova e na sequência dos resultados obtidos, chegaram à final, duas equipas espanholas e ainda inédito, aqui sim, da mesma cidade, ou seja, Madrid, capital espanhola. Nesse sentido e a fim de proporcionar uma oferta alargada de transportes aos adeptos dos dois clubes, as autoridades espanholas e portuguesas e as respetivas operadoras envolvidas como Adif (infra espanhola), REFER (infra portuguesa), RENFE (pax espanhola) e CP (pax portuguesa), conjugaram uma oferta de comboios especiais, além do comboio diário Suditânia (Lisboa – Hendaye/Madrid).

Foram então programados a nível de comboios especiais (através da Carta Impressa nº 290/2014), 5 para fazer Madrid a Lisboa e outros 5 para fazerem o trajeto de volta. Destes 5 comboios por sentido, 3 deles procedem de Madrid Chamartín e destinam-se a Lisboa Santa Apolónia e transportam adeptos do Real Madrid, enquanto que os outros 2 comboios também por sentido, procedem de Madrid Atocha e destinam-se à estação de Lisboa Oriente e transportam adeptos do Atlético de Madrid.

Além destes comboios oferecidos que regressaram a Madrid a partir das 00:00 do dia 25, houve mais 1 com um propósito igual, mas ligeiramente diferente (através da Carta Impressa nº 309/2014), ou seja, fez no dia 24 o trajeto de Madrid a Lisboa e foi o primeiro a chegar à capital portuguesa e depois foi o último a partir de Lisboa, já no dia 25, não tendo como destino Madrid (como os outros 5), mas sim, Porto Campanhã, onde os seus ocupantes puderam ter toda a manhã e tarde para visitarem a cidade invicta nesse domingo e depois sim, partiu com destino a Madrid, via Pampilhosa, já ao princípio da noite.

Como a estação de Lisboa Oriente é uma estação de passagem, a CP faz 2 marchas por sentido, entre esta estação e Lisboa Santa Apolónia, a fim de poder parquear nesta última, as composições que procedem e se destinam a Madrid Atocha (para os adeptos do Atlético de Madrid), em trânsito e por algumas horas, a fim de não ocuparem de modo desnecessário as vias no mesmo período de tempo na estação do Oriente.

De referir que todos estes comboios são formados por Coches Talgo da RENFE e em território nacional, são rebocados pelas locomotivas elétricas da CP da série 5600 e a velocidade máxima em território nacional estará limitada a 140 km/h.

Mais uma vez, a CP e a REFER, vão poder demonstrar uma organização muito bem conjugada, ainda por cima, em que a clientela é maioritariamente de origem espanhola, dando uma boa imagem do país a nível de organização de eventos e das respetivas soluções de transporte ou de mobilidade.

 

CL1

real1

Créditos: Agradecimento ao IMT, REFER e especialmente à equipa de gestão de locomotivas da CP, que confirmou de forma exata, os números das Locos 5600 que fizeram todos estes comboios

About luis

Check Also

RENFE Oferta de Relações AVE

Edita-se neste artigo, a lista de relações que a RENFE já ofereceu ou oferece na …