Situação atual no Parque de Material Circulante Motorizado. Informação destinada especialmente aos ferroviários em geral e aos railfans em particular. Informação exclusiva em francês, uma das 3 línguas oficiais da UIC. A Convenção da Tabela é a seguinte:
Numérotation UIC é o número da unidade em questão, Dépôt é o Depósito que recebeu esta unidade em estado novo (geralmente) e que lhe está afecto, Mise en Service é o dia em que a unidade começou a ser explorada a nível comercial, Mise en Service * é o mesmo que atrás é referido, mas com uma diferença, refere-se somente ao dia em que entrou novamente ao serviço depois de ter sido submetida a uma revisão de meia vida (R1), Radiation é o dia em que a unidade é dada de baixa definitivamente para a exploração comercial, Nom de Baptême é o nome de batismo que a unidade teve em determinado período da sua vida activa, km depuis Mise en Service, é o total de km que a unidade percorreu em toda a sua vida útil e em Observations como se percebe anota-se observações e notas. Os Depósitos que afectam o material circulante motor da CP, são os seguintes por códigos:
ALV – Alverca BAR – Barreiro COB – Coimbra-B COI – Coina ENT – Entroncamento FFO – Figueira da Foz
LCA – Lisboa Campolide LCS – Lisboa Cais do Sodré PBO – Porto Boavista PCO – Porto Contumil POC – Poceirão
Nota: Os Depósitos de Alverca e de Coina, são afectos respetivamente à Takargo e à FERTAGUS.
As séries indicadas a vermelho, é material já retirado do serviço comercial activo, enquanto que as que estão presentemente ao serviço estão referenciadas a verde.
Bo’Bo’ 2500 Schneider-Westinghouse (Groupement 50Hz)
Bo’Bo’ 2550 SOREFAME (Groupement 50Hz)
B’B’ 2600 Alsthom (Groupement 50Hz)
B’B’ 2620 SOREFAME (Groupement 50Hz)
Bo’Bo’ 3300 North British
Bo’Bo’ 3300 AEG
Bo’Bo’ 4700 Siemens
Bo’Bo’ 4700 Siemens
Bo’Bo’ 5600 Siemens
Bo’Bo’ 5600 Siemens
© Créditos:
Para o texto e quadro
Departamento de Estudos da LUISFER
Para os esquemas e desenhos das séries – Eugénio Santos
Fonte: Agradecimento pelo fornecimento de dados à