Situação atual no Parque de Material Circulante Motorizado. Informação destinada especialmente aos ferroviários em geral e aos railfans em particular. Informação exclusiva em francês, uma das 3 línguas oficiais da UIC. A Convenção da Tabela é a seguinte:
Numérotation UIC é o número da unidade em questão, Dépôt é o Depósito que recebeu esta unidade em estado novo (geralmente) e que lhe está afecto, Mise en Service é o dia em que a unidade começou a ser explorada a nível comercial, Mise en Service * é o mesmo que atrás é referido, mas com uma diferença, refere-se somente ao dia em que entrou novamente ao serviço depois de ter sido submetida a uma revisão de meia vida (R1), Radiation é o dia em que a unidade é dada de baixa definitivamente para a exploração comercial, Nom de Baptême é o nome de batismo que a unidade teve em determinado período da sua vida activa, km depuis Mise en Service, é o total de km que a unidade percorreu em toda a sua vida útil e em Observations como se percebe anota-se observações e notas. Os Depósitos que afectam o material circulante motor da CP, são os seguintes por códigos:
ALV – Alverca BAR – Barreiro COB – Coimbra-B COI – Coina ENT – Entroncamento FFO – Figueira da Foz
LCA – Lisboa Campolide LCS – Lisboa Cais do Sodré PBO – Porto Boavista PCO – Porto Contumil POC – Poceirão
Nota: Os Depósitos de Alverca e de Coina, são afectos respetivamente à Takargo e à FERTAGUS.
As séries indicadas a vermelho, é material já retirado do serviço comercial activo, enquanto que as que estão presentemente ao serviço estão referenciadas a verde.
Matériel Roulant de Voie Large
Locotracteurs de Manouvre
C’ 1000 Drewry
B’ 1020 Gaston Moyse
B’ 1050 Gaston Moyse
Bo’Bo’ 1100 General Electric
C’ 1150 SOREFAME (Sentinel)
Locomotives de Ligne
Bo’Bo’ 1200 SOREFAME (License Brissoneau & Lotz)
A1A’A1A’ 1300 The Whitcomb
Co’Co’ 1320 Euskalduna/ALCO
Bo’Bo’ 1400 SOREFAME (License English Electric)
Bo’Bo’ 1400 SOREFAME (License English Electric)
A1A’A1A’ 1500 ALCO
A1A’A1A’ 1520 ALCO
Co’Co’ 1550 MLW
Co’Co’ 1800 English Electric
Co’Co’ 1900 SOREFAME (License Alsthom)
Co’Co’ 1900 (SOREFAME (License Alsthom)
Co’Co’ 1930 (SOREFAME License Alsthom)
Co’Co’ 1930 SOREFAME (License Alsthom)
Co’Co’ 1960 Bombardier
Co’Co’ 1960 Bombardier
Co’Co’ 5000 Vossloh
Co’Co’ 6000 Vossloh
Matériel Roulant de Voie Étroite
Bo’Bo’ 9000 Alsthom
Bo’Bo’ 9020 Alsthom
© Créditos:
Para o texto e quadro
Departamento de Estudos da LUISFER
Para os esquemas e desenhos das Séries – Eugénio Santos
Fonte: Agradecimento pelo fornecimento de dados à