Caro Cliente CP : Se está neste momento a viajar de comboio e gosta de conhecer a particularidade da linha ou ramal onde circula e se, ainda está munido de tablet, portátil ou telemóvel com acesso à internet, pode acompanhar o desenrolar da sua viagem, tendo como referência os pontos quilométricos que são visíveis a partir da sua janela, no lado esquerdo do sentido ascendente da respetiva linha férrea, como por exemplo, na Linha do Norte, quem viajar no sentido Lisboa – Porto consegue ver, mas se fizer a viagem no sentido Porto – Lisboa, já não consegue ver os mesmos marcos quilométricos, ao longo da via, porque do lado contrário e conferir tudo através da listagem aqui apresentada em baixo.
Caraterísticas :
A Linha do Norte é a principal linha ferroviária de Portugal. Começa na estação de LISBOA SANTA APOLÓNIAe termina na estação de PORTO CAMPANHÃ, numa distância de 336,079 km, e hoje, o tempo de viagem mais rápido entre estas 2 estações é de 2h44m (média 123 km/h), e que é praticado pelos Alfas Pendulares da CP, que atingem a velocidade máxima de 220 km/h em alguns troços. Vamos apresentar aqui a Linha do Norte ao pormenor.
Inauguração :
28.10.1856 – Lisboa / Carregado
30.07.1857 – Carregado / Quinta das Virtudes
30.04.1858 – Quinta das Virtudes / Ponte de Sant’Ana
29.06.1858 – Ponte de Sant’Ana / Ponte d’Asseca
01.07.1861 – Ponte d’Asseca / Ribeira de Santarém
07.11.1862 – Ribeira de Santarém / Entroncamento
08.06.1863 – Estarreja / Vila Nova de Gaia Devesas
10.04.1864 – Taveiro / Estarreja
22.05.1864 – Entroncamento / Soure
07.07.1864 – Soure / Taveiro
05.11.1877 – Vila Nova de Gaia Devesas / Porto Campanhã (via Ponte Maria Pia) –22.06.1991
22.06.1991– Vila Nova de Gaia Devesas / Porto Campanhã (via Ponte São João)
Tipo e Armamento da Via :
2 x 1668 mm – Entre a estação de Lisboa Santa Apolónia e a estação de Lisboa Braço de Prata
4 x 1668 mm – Entre a estação de Lisboa Braço de Prata e a estação de Alverca
2 x 1668 mm – Entre a estação de Alverca e a estação de Castanheira do Ribatejo
3 x 1668 mm – Entre a estação de Castanheira do Ribatejo e a estação da Azambuja
2 x 1668 mm – Entre a estação da Azambuja e a estação de Porto Campanhã
Tipo D4 da UIC em toda a sua extensão
Carril UIC 54/60 e travessas de betão pré-esforçado monobloco/bibloco e de madeira em alguns troços.
Toda a via é larga, ou seja, bitola ibérica de 1668 mm e por ordem decrescente de quilómetros instalados, temos colocadas travessas monobloco, depois travessas bibloco e por fim em pequenos troços, travessas de madeira. A nível de carris, as linhas principais ascendente e descendente estão armadas com carris UIC 60 e UIC 54. O Gabarit corresponde ao tipo CPb+ (3440mm x 4500mm) e toda a linha está classificada como tipo D4 (o mais alto nível e melhor), segundo ficha UIC, a que corresponde um limite de 22,5t por eixo e 8 t por metro linear. A Linha do Norte é dupla (2x1668mm / Asc e Des) em toda a sua extensão, excepto entre a estação de LISBOA Braço de Prata e a estação de ALVERCA, que é quádrupla (4x1668mm / 2 Ascendentes e 2 Descendentes), assim como entre as estações de CASTANHEIRA DO RIBATEJO e da AZAMBUJA, que possui 3 vias.
Todo o percurso assenta em terrenos e leito da construção original, excepto muitos troços de pequena e média dimensão, que nas últimas grandes renovações da via, ocorridas nos anos 70 do século passado e já neste século XXI, aquando da última grande RIV (Renovação Integral da Via), em que foram rectificadas muitas curvas (novas, com raio maior) e traçados, que foram ocupar novos terrenos afastados algumas dezenas de metros em ambos os lados do leito da via original. Uma dessas grandes alterações, verificou-se em 22 de Junho de 1991, quando entrou em exploração um traçado completamente novo e em via dupla (via Ponte de São João), que veio encerrar de forma definitiva e também no mesmo dia, o então único troço da Linha do Norte que era de via única e com grandes restrições de carga e velocidade, impostas pela Ponte Dona Maria Pia, entre Vila Nova de Gaia e Porto Campanhã.
Alguns dados sobre Pontes
A nível de obras de arte, como Pontes e Viadutos, a Linha do Norte dispõe de excelentes atravessamentos seja sobre rios ou estradas. De todas, a mais espetacular é a Ponte de São João, sobre o Rio Douro, que veio subsitituir a não menos espetacular Ponte Maria Pia, também sobre o mesmo Rio Douro. Outras pontes/viadutos interessantes são as que atravessam o Rio Gilão (em Sacavém), Rio Mondego (em Coimbra) e Rio Vouga em Cacia.
Alguns dados sobre Túneis
Na Linha do Norte existem 3 túneis, a saber, 2 relativamente pertos um do outro e a meio do percurso, e que são os túneis de Chão de Maçãs e o de Albergaria, e por fim, o último fica já perto do Porto e chama-se túnel da Serra do Pilar.
Electrificação :
A Linha do Norte está electrificada com a melhor solução que existe, ou seja, em corrente alterna (monofásica) numa tensão na catenária de 25kV 50Hz ac. Para alimentar a Linha do Norte, existem 5 subestações (Vila Franca de Xira, Entroncamento, Litém, Alfarelos e Salreu, assim como a a subestação da Travagem que se situa na Linha do Minho, mas alimenta o troço da Linha do Norte entre a Zona Neutra da Aguda e a estação de Porto Campanhã) e 5 Zonas Neutras, a saber, de Vale de Santarém (neutraliza a corrente entre as subestações de Vila Franca de Xira e do Entroncamento), de Caxarias (neutraliza de igual modo entre as subestações de Entroncamento e Litém), de Soure (neutraliza as subestações de Litém e Alfarelos), da Curia (neutraliza as subestações de Alfarelos e Salreu) e a da Aguda (neutraliza as subestações de Salreu e Travagem).
Velocidades :
A velocidade máxima nesta linha é de 220 km/h e a mínima é de km/h. O sistema de controlo de velocidade instalado em todo o percurso é o CONVEL Ebicab 700.
A velocidade máxima é de 220 km/h praticada pelas automotoras eléctricas da CP da série CPA 4000 e de 200 km/h para os comboios IC Intercidades que são compostos pelas locomotivas eléctricas da CP da série 5600 + carruagens CORAIL da CP. Os comboios de mercadorias circulam atingem no máximo 120 km/h. Por troços, os comboios de passageiros podem circular num máximo de 160 a 220 km/h, entre Lisboa Santa Apolónia e o Setil, entre o Entroncamento e Alfarelos e entre a Pampilhosa e Ovar. Por outro lado, noutro patamar mais reduzido de velocidade máxima, ou seja, entre 120 e 160 km/h, pode-se viajar e é aplicado nos troços entre o Setil e Entroncamento, Alfarelos e Pampilhosa e por fim entre Ovar e Porto Campanhã.
Segurança :
A Linha do Douro está equipada com o sistema de Cantonamento Automático com Bloco Orientável em sentido normal de circulação e em contravia e apenas entre Ermesinde e Caíde. Entre Caíde e o Pocinho, aplica-se o sistema de Cantomento Telefónico. Além disso, também está instalado o sistema de Rádio Solo-Comboio TTT CP_N, também apenas para o troço entre Ermesinde e Caíde.
O sentido da circulação faz-se pelo lado esquerdo, portanto, sentido contrário em relação à estrada e ao automóvel e que nós todos mais identificamos como sendo o sentido correto. No entanto, é necessário perceber que o comboio é anterior ao automóvel em todo o mundo porque pioneiro, e Portugal, segue então a tradição inglesa (que se manifestou mais tarde na estrada), pois os comboios no reino de sua majestade, também circulam pelo lado esquerdo, assim como na Irlanda, França, Suiça, Itália e Suécia, enquanto que na estrada se circula pelo lado direito, portanto só o Reino Unido é exceção. De resto, todos os outros países da Europa, os comboios circulam pelo lado direito, seja no caminho de ferro como na estrada. São exceção a esta regra, a Espanha e a Áustria, onde em matéria ferroviária, há linhas e troços onde se circula pelo lado esquerdo como em Portugal, mas também existem outras linhas e idênticos troços, onde o sentido da circulação é ao contrario, ou seja, pelo lado direito. O Sistema de Controlo de Velocidade aplicado em toda a linha é o CONVEL de tipo ERICAB 700 e também existe o Rádio Solo-Comboio com transmissão de dados.
A Linha do Norte está protegida a nivel de segurança e circulação de comboios com Cantonamento Automático com Bloco Orientável de tipo Electrónico entre Lisboa Santa Apolónia e Santana-Cartaxo, entre o Entroncamento e Ovar e entre Vila Nova de Gaia Devesas e Porto Campanhã. Os restantes troços, ou seja, entre Santana-Cartaxo e o Entroncamento e entre Ovar e Vila Nova de Gaia Devesas, a linha está protegida com o mesmo dispositivo de Cantonamento Automático, mas é sem Bloco Orientável e é de tipo Eléctrico.
x x x x – – – – x x x x
O troço entre Lisboa e o Entroncamento, aquando da sua construção, teve sempre o nome de Linha do Leste, sendo depois alterado mais tarde para Linha do Norte. Entre o Entroncamento e o Porto, a Linha do Norte foi sempre assim designada.
Por se tratarem de distâncias mais ou menos iguais, seja a partir de Lisboa como do Porto, a Linha do Norte, está divida entre 3 secções principais, a saber:
– De Lisboa até ao Entroncamento (106,302 kms)
– Do Entroncamento até à Pampilhosa (125,098 kms)
– Da Pampilhosa até ao Porto (104,779 kms)
Vamos então verificar ao pormenor as respetivas 3 secções ou troços da Linha do Norte
Secção : LISBOA / ENTRONCAMENTO
km 000,000 EP da Estação de LISBOA Santa Apolónia (Linhas 3 e 5) e origem da Linha do Norte
km 001,000
km 001,643 Inserção na Bifurcação de Xabregas (para Linha de Cintura)
km 002,000
km 003,000
km 003,992 EP da Estação Satélite de LISBOA Braço de Prata (ligação para a Linha de Cintura)
km 004,000
km 005,000
km 006,000
km 006,480 EP da Estação de Concentração de LISBOA Oriente
km 007,000
km 007,644 EP do Apeadeiro de LISBOA Moscavide
km 008,000
km 009,000
km 009,625 EP do Apeadeiro (antes Estação) de SACAVÉM
km 010,000
km 010,438 Inserção na Estação Satélite de BOBADELA SUL (Terminal de Mercadorias da Bobadela) (lado de Lisboa)
km 011,000
km 011,013 EP do Apeadeiro da BOBADELA
km 012,000
km 013,000
km 013,843 Inserção na Estação Satélite de BOBADELA SUL (Terminal de Mercadorias da Bobadela) (lado de Alverca)
km 014,000
km 014,904 EP do Apeadeiro de SANTA IRIA DA AZÓIA
km 015,000
km 016,000
km 016,928 Inserção no Ramal de Plena Via da SODA-PÓVOA
km 017,000
km 017,470 EP do Apeadeiro (antes Estação) da PÓVOA
km 018,000
km 019,000
km 020,000
km 020,511 Inserção no Ramal de Estação da TER-TIR (lado da Póvoa)
km 021,000
km 021,165 Inserção no Ramal de Estação da TER-TIR (lado de Alverca)
km 021,500
km 021,810 EP da Estação de Concentração de ALVERCA
km 022,000
km 023,000
km 024,000
km 025,000
km 026,000
km 026,014 EP da Estação Satélite de ALHANDRA e Inserção no Ramal de Estação de Alhandra
km 027,000
km 028,000
km 029,000
km 030,000
km 030,164 EP do Apeadeiro (antes Estação) de VILA FRANCA DE XIRA
km 031,000
km 032,000
km 032,860 Subestação 25kV 50Hz ac de VILA FRANCA DE XIRA
km 033,000
km 034,000
km 034,234 EP da Estação (antes Apeadeiro) Satélite de CASTANHEIRA DO RIBATEJO
km 034,763 Terminal de CASTANHEIRA DO RIBATEJO
km 035,000
km 036,000
km 036,456 EP do Apeadeiro (antes Estação) do CARREGADO
km 037,000
km 038,000
km 038,237 EP da Estação Satélite do CARREGADO NORTE
km 039,000
km 040,000
km 040,553 EP do Apeadeiro de VILA NOVA DA RAINHA
km 041,000
km 042,000
km 043,000
km 043,196 EP do Apeadeiro de ESPADANAL DE AZAMBUJA
km 044,000
km 044,458 Inserção no Ramal de Estação da AZAMBUJA
km 045,000
km 046,000
km 046,945 EP da Estação de Concentração da AZAMBUJA
km 047,000
km 048,000
km 049,000
km 050,000
km 059,934 EP do Apeadeiro de VIRTUDES
km 051,000
km 052,000
km 053,000
km 054,000
km 054,292 EP do Apeadeiro (antes Estação) REGUENGO-VALE DA PEDRA-PONTÉVEL
km 055,000
km 056,000
km 056,400 EP da Estação de Concentração do SETIL
km 056,634 Agulha de Inserção da Linha de Vendas Novas (para Vendas Novas, Beja, Setúbal, Lisboa e Algarve)
km 057,000
km 057,775 Inserção na Bifurcação NORTE DO SETIL (para Linha de Vendas Novas)
km 058,000
km 059,000
km 060,000
km 060,300 EP do Apeadeiro (antes Estação) de SANTANA-CARTAXO
km 061,000
km 062,000
km 063,000
km 063,186 Estação Satélite de SANTANA-CARTAXO RESGUARDO
km 064,000
km 065,000
km 065,310 Zona Neutra 25kv 50Hz ac de VALE DE SANTARÉM
km 066,000
km 066,291 EP do Apeadeiro (antes Estação) de VALE DE SANTARÉM
km 067,000
km 068,000
km 068,031 Meio vão da Ponte (104 m) da Asseca (Sobre a Ribeira de Asseca)
km 069,000
km 070,000
km 071,000
km 072,000
km 073,000
km 074,000
km 074,400 EP da Estação de SANTARÉM
km 075,000
km 076,000
km 077,000
km 078,000
km 079,000
km 080,000
km 081,000
km 082,000
km 083,000
km 083,826 EP da Estação de VALE DE FIGUEIRA e Inserção no Ramal de Estação de VALE DE FIGUEIRA-EPAC
km 084,000
km 085,000
km 086,000
km 087,000
km 088,000
km 088,361 Meio vão da Ponte (61 m) do Alviela (Sobre o Rio Alviela)
km 089,000
km 090,000
km 091,000
km 092,000
km 093,000
km 093,654 EP da Estação de MATO DE MIRANDA
km 094,000
km 095,000
km 096,000
km 097,000
km 098,000
km 099,000
km 100,000
km 101,000
km 102,000
km 102,095 EP da Estação de RIACHOS-TORRES NOVAS-GOLEGÃ
km 103,000
km 104,000
km 104,560 Inserção no Terminal de Mercadorias da MSC
km 105,000
km 106,000
km 106,302 EP da Estação do ENTRONCAMENTOe Inserção nos Ramais de Estação da EMEF, FERNAVE, TVT
Secção: ENTRONCAMENTO / PAMPILHOSA
km 106,302 EP da Estação do ENTRONCAMENTOe Inserção nos Ramais de Estação da EMEF, FERNAVE, TVT
km 106,858 Agulha de Inserção da Linha da Beira Baixa (para Abrantes, Covilhã, Elvas, Madrid)
km 107,000
km 108,000
km 109,000
km 110,000
km 111,000
km 112,000
km 113,000
km 114,000
km 114,413 EP da Estação de Concentração da LAMAROSA
km 114,736 Agulha de Inserção do Ramal de Tomar (para Tomar)
km 115,000
km 116,000
km 117,000
km 118,000
km 119,000
km 120,000
km 120,678 EP do Apeadeiro (antes Estação) de PAIALVO
km 121,000
km 122,000
km 122,900 Estação Satélite de FUNGALVAZ RESGUARDO
km 123,000
km 124,000
km 125,000
km 125,240 EP do Apeadeiro de FUNGALVAZ
km 126,000
km 127,000
km 128,000
km 129,000
km 129,563 EP da Estação Satélite de CHÃO DE MAÇÃS-FÁTIMA
km 130,000
km 130,370 Portal de Entrada do Túnel de Chão de Maçãs
km 130,695 Meio do Túnel (650 m) de Chão de Maçãs
km 131,000
km 131,020 Portal de Saída do Túnel de Chão de Maçãs
km 132,000
km 132,080 Meio vão da Ponte (61 m) do Seiça (Sobre o Rio Seiça)
Km 132,500
km 132,514 EP do Apeadeiro de SEIÇA-OURÉM
km 133,000
km 134,000
km 135,000
km 136,000 Zona Neutra 25kV 50Hz ac de CAXARIAS
km 137,000
km 138,000
km 139,000
km 139,011 EP da Estação Satélite de CAXARIAS
km 140,000
km 141,000
km 142,000
km 143,000
km 144,000
km 145,000
km 146,000
km 147,000
km 147,391 Portal de Entrada do Túnel de Albergaria
km 147,721 Meio do Túnel (661 m) de Albergaria
km 148,000
km 148,052 Portal de Saída do Túnel de Albergaria
km 149,000
km 149,293 EP da Estação Satélite de ALBERGARIA DOS DOZE
km 150,000
km 151,000
km 152,000
km 153,000
km 154,000
km 155,000
km 155,616 EP do Apeadeiro de LITÉM
km 156,000
km 157,000
km 158,000
km 159,000
km 160,000
km 161,000
km 161,232 EP da Estação Satélite de VERMOIL
km 162,000
km 163,000
km 164,000
km 165,000
km 166,000
km 167,000
km 167,739 Estação Satélite de POMBAL RESGUARDO
km 168,000
km 169,000
km 169,604 EP da Estação de Concentração de POMBAL
km 170,000
km 171,000
km 172,000
km 173,000
km 174,000
km 175,000
km 175,316 EP do Apeadeiro de PELARIGA
km 176,000
km 177,000
km 178,000
km 179,000
km 180,000
km 180,137 EP do Apeadeiro de SIMÕES
km 181,000
km 181,947 Meio vão da Ponte (66 m) de Simões ()
km 182,000
km 183,000
km 183,080 Zona Neutra 25kV 50Hz ac de SOURE
km 184,000
km 185,000
km 185,347 EP da Estação Satélite de SOURE e Inserção no Ramal de Estação de SOURE-QUIMIGAL
km 186,000
km 187,000
km 188,000
km 188,378 Meio vão da Ponte (83 m) de Mocate ()
km 189,000
km 190,000
km 191,000
km 191,365 EP do Apeadeiro de VILA NOVA DE ANÇOS
km 192,000
km 193,000
km 194,000
km 195,000
km 196,000
km 197,000
km 198,000
km 198,339 EP da Estação de ALFARELOS (ligação para Figueira da Foz, Leiria e Oeste)
km 199,000
km 200,000
km 201,000
km 201,211 EP do Apeadeiro (antes Estação) de FORMOSELHA-SANTO VARÃO
km 202,000
km 203,000
km 203,318 EP do Apeadeiro de PEREIRA
km 204,000
km 205,000
km 206,000
km 206,916 EP do Apeadeiro de AMIAL
km 207,000
km 208,000
km 208,544 EP do Apeadeiro de VILA POUCA DO CAMPO
km 209,000
km 210,000
km 211,000
km 211,159 EP da Estação de TAVEIRO
km 212,000
km 212,562 EP do Apeadeiro de CASAIS
km 213,000
km 213,800 EP do Apeadeiro de ESPADANEIRA
km 214,000
km 215,000
km 215,201 EP do Apeadeiro de BENCANTA
km 216,000
km 216,380 Entrada na Ponte do Mondego Novo (Sobre o Rio Mondego)
km 216,483 Meio vão da Ponte (187 m) do Mondego Novo (Sobre o Rio Mondego)
km 216,570 Saída da Ponte do Mondego Novo (Sobre o Rio Mondego)
km 216,600
km 216,690 Entrada na Ponte do Mondego Velho
km 216,737 Meio vão da Ponte (93 m) do Mondego Velho
km 216,780 Saída da Ponte dp Mondego Velho
km 217,000
km 217,024 Agulha de Inserção do Ramal da Lousã (para Coimbra, Lousã)
km 217,200
km 217,294 EP da Estação de COIMBRA-B
km 218,000
km 219,000
km 220,000
km 220,403 Inserção no Ramal de Plena Via de MOACIR
km 220,490 EP do Apeadeiro da ADÉMIA
km 221,000
km 222,000
km 222,097 EP do Apeadeiro de VILELA-FORNOS
km 223,000
km 224,000
km 224,971 EP da Estação de SOUSELAS e Inserção no Ramal de Estação da CIMPOR
km 225,000
km 226,000
km 227,000
km 228,000
km 229,000
km 230,000
km 231,000
km 231,300 EP da Estação da PAMPILHOSA(ligação para Mangualde, Guarda, Vilar Formoso, Salamanca, Madrid, Hendaye, Paris)
Secção: PAMPILHOSA / PORTO
km 231,300 EP da Estação da PAMPILHOSA (ligação para Mangualde, Guarda, Vilar Formoso, Salamanca, Madrid, Hendaye, Paris)
km 232,000
km 233,000
km 234,000
km 235,000
km 236,000
km 236,086 EP do Apeadeiro (antes Estação) da MEALHADA
km 237,000
km 237,600 Estação Satélite de MEALHADA NORTE
km 238,000
km 239,000
km 240,000
km 240,653 EP do Apeadeiro de AGUIM
km 241,000
km 241,652 EP do Apeadeiro da CURIA
km 242,000
km 242,455 Zona Neutra 25kV 50Hz ac da CURIA
km 243,000
km 244,000
km 244,643 EP da Estação de Concentração de MOGOFORES
km 245,000
km 246,000
km 247,000
km 248,000
km 248,482 EP do Apeadeiro (antes Estação) de PARAIMO
km 249,000
km 250,000
km 251,000
km 252,000
km 252,240 EP da Estação Satélite de OLIVEIRA DO BAIRRO
km 253,000
km 254,000
km 255,000
km 256,000
km 257,000
km 258,000
km 258,046 EP da Estação Satélite de OIÃ
km 259,000
km 260,000
km 261,000
km 262,000
km 263,000
km 264,000
km 265,000
km 266,000
km 266,008 EP do Apeadeiro (antes Estação) de QUINTANS
km 267,000
km 268,000
km 269,000
km 270,000
km 271,000
km 272,000
km 272,676 EP da Estação de Concentração de AVEIRO (ligação em via estreita para Águeda e Sernada do Vouga)
km 273,000
km 273,974 Entrada na Ponte de Esgueira
km 274,000
km 274,098 Meio vão da Ponte (248 m) de Esgueira
km 274,222 Saída da Ponte de Esqueira
km 274,684 Inserção no Ramal de Estação da Plataforma de Cacia (lado de Aveiro)
km 275,000
km 276,000
km 276,249 Inserção no Ramal de Estação da Plataforma de Cacia (lado de Cacia)
km 277,000
km 278,000
km 278,718 EP da Estação (antes Apeadeiro) Satélite de CACIA e Inserção no Ramal de Estação de CACIA PORTUCEL (lado de Cacia)
km 279,000
km 279,466 Inserção no Ramal de Estação de CACIA PORTUCEL (lado de Estarreja)
km 279,500
km 279,743 Entrada na Ponte do Vouga (Sobre o Rio Vouga)
km 279,870 Meio vão da Ponte (254 m) do Vouga (Sobreo Rio Vouga)
km 279,997 Saída da Ponte do Vouga (Sobre o Rio Vouga)
km 280,000
km 281,000
km 282,000
km 283,000
km 283,383 EP do Apeadeiro de CANELAS
km 284,000
km 284,815 EP do Apeadeiro de SALREU
km 285,000
km 286,000
km 287,000
km 287,421 EP da Estação Satélite de ESTARREJA
km 288,000
km 289,000
km 290,000
km 290,190 Inserção no Ramal de Estação de ESTARREJA AMONÍACO (lado de Estarreja)
km 290,900 Inserção no Ramal de Estação de ESTARREJA AMONÍACO (lado de Avanca)
km 291,000
km 292,000
km 293,000
km 293,759 EP do Apeadeiro (antes Estação) de AVANCA
km 294,000
km 295,000
km 296,000
km 296,973 EP da Estação (antes Apeadeiro) Satélite de VÁLEGA
km 297,000
km 298,000
km 299,000
km 300,000
km 300,776 EP da Estação de OVAR
km 301,000
km 302,000
km 303,000
km 304,000
km 305,000
km 306,000
km 307,000
km 307,544 EP do Apeadeiro de CARVALHEIRA-MACEDA
km 308,000
km 309,000
km 309,376 EP do Apeadeiro de CORTEGAÇA
km 310,000
km 311,000
km 311,900 EP da Estação de ESMORIZ
km 312,000
km 313,000
km 313,313 EP do Apeadeiro de PARAMOS
km 314,000
km 314,992 EP do Apeadeiro de SILVALDE
km 315,000
km 316,000
km 316,792 EP do Apeadeiro (antes Estação) de ESPINHO (ligação em via estreita para Santa Maria da Feira, Oliveira de Azeméis e Sernada do Vouga)
km 317,000
km 318,000
km 319,000
km 320,000
km 320,394 EP da Estação da GRANJA
km 321,000
km 321,808 EP do Apeadeiro da AGUDA
km 322,000
km 322,500 Zona Neutra 25kV 50Hz ac da AGUDA
km 323,000
km 323,815 EP do Apeadeiro de MIRAMAR
km 324,000
km 325,000
km 325,365 EP do Apeadeiro de FRANCELOS
km 326,000
km 327,000
km 327,800 EP da Estação de VALADARES
km 328,000
km 329,000
km 329,319 EP do Apeadeiro da MADALENA
km 329,979 Agulha de Inserção no Ramal de Plena Via do DESVIO DA MADALENA (desactivado)
km 330,000
km 330,943 EP do Apeadeiro de COIMBRÕES
km 331,000
km 332,000
km 332,239 EP da Estação de VILA NOVA DE GAIA Devesas
km 333,000
km 333,342 EP da Estação (antes Apeadeiro) Satélite de VILA NOVA DE GAIA General Torres
km 333,500
km 333,520 Portal de Entrada do Túnel da Serra do Pilar II
km 333,635 Meio do Túnel (229 m) da Serra do Pilar II
km 333,749 Portal de Saída do Túnel da Serra do Pilar II
km 333,943 Entrada no Viaduto de General Torres
km 334,000
km 334,146 Meio vão do Viaduto (407 m) de General Torres
km 334,350 Saída do Viaduto de General Torres e entrada na Ponte de São João (Sobre o Rio Douro)
km 334,600 Meio vão da Ponte (500 m) de São João (Sobre o Rio Douro)
km 334,850 Saída da Ponte de São João (Sobre o Rio Douro) e entrada no Viaduto de Campanhã
km 334,966 Meio vão do Viaduto (232 m) de Campanhã
km 335,000
km 335,082 Saída do Viaduto de Campanhã
km 336,000
km 336,079 EP da Estação de Concentração de PORTO Campanhã e término da Linha do Norte (ligação para Porto São Bento e Linhas do Minho e Douro)