Material Circulante Ferroviário Português (Apresentação Rápida)

Apresenta-se neste módulo, as séries de material ciculante, que estiveram e estão ao serviço dos operadores ferroviários portugueses.

Nos esquemas abaixo editados, percebe-se assim a sua leitura:

– Na 1ª coluna, leva o logo do operador, com a disposição que na altura tinha aquando da sua entrada ao serviço e como é evidente, todos levam por baixo a bandeira de Portugal, também com a mesma disposição nessa data (monarquia ou república).

– Na 2ª coluna, em primeiro lugar em destaque e a negrito, o número da série e em baixo, a numeração simpificada da mesma série, com o número de unidades que a compõe.

Na 3ª coluna, a bandeira do país de onde procede a tecnologia de construção da respetiva série.

– Na 4ª coluna, o esquema da série em causa, se possível com vista frontal e lateral. No caso das automotoras, insere-se só um veículo, mesmo que a unidade tenha mais que um veículo, como por exemplo os 6 veículos que formam uma unidade completa do CPA Alfa Pendular da CP.

– Na 5ª coluna, aparece um sinal luminoso, que significa, que a série está em serviço, ou seja, dada de alta ao parque, nesse caso a a cor apresenta-se verde, se for amarelo, essa série encontra-se em reserva, ou seja, está parqueada, não estando ao serviço mas também, não foi dada de baixa ao parque e por fim, se for apresentada a cor vermelha, significa que essa série está irradiada ao parque, ou seja, dada de baixa.

Créditos: Pelos esquemas, agradecimento a Eugénio Santos.

 

02 – LOCOMOTIVAS TÉRMICAS

2LD

03 – LOCOMOTIVAS ELÉTRICAS

4LEa

 

About luis

Check Also

Comboios com Nome

Já há muitos anos que na Europa ferroviária se atribuem nomes aos comboios mais categorizados …