News Release 0045
(pt) ALTERAÇÃO AOS HORÁRIOS DA SOFLUSA LEVA CULS A ESCREVER CARTA AO GOVERNO
Faro [Portugal], 19.07.2012, Semana 29, quinta, 11:18
Com interesse relevante, editamos na íntegra, texto da carta que a CULS Comissão de Utentes da Linha do Sado [Listed CLS 642], enviou ao Ministro da Economia e relativo à alteração dos horários da Soflusa [Listed SOF 317] e que argumenta assim:
Setúbal, 17.07.2012
Assunto: Alteração ao horário da Soflusa prejudica utentes da Linha do Sado.
Senhor Ministro,
Esta Comissão de Utentes teve conhecimento que no dia 15 do corrente a Soflusa procedeu a alterações no horário em vigor, com o aumento do tempo de viagem em 5 minutos, passando o trajecto de 20 para 25 minutos, fora das horas de ponta e ao fim-de-semana, com o argumento de uma redução anual em combustível em cerca de 400 mil euros, reduz a velocidade dos navios e aumenta o tempo de viagem.
Se em relação ao operador TCB/Câmara Municipal do Barreiro, existiu um reajustamento aos horários dos autocarros, já o mesmo não se poderá dizer ao operador CP-Lisboa que não teve em conta a intermodalidade, prejudicando assim os utentes da Linha do Sado.
Tivemos conhecimento que no dia da alteração, para os utentes conseguirem tomar o comboio das 23,25 horas, foi necessário a boa vontade da tripulação do comboio.
Mais uma vez, as alterações aos horários, são efectuadas de “costas voltadas” para os utentes da Linha do Sado e a responsabilidade é do Ministério da Economia e Inovação com a conivência dos operadores Soflusa e CP-Lisboa.
Com este procedimento, a ligação entre os vários meios de transporte coloca em causa, o transporte multimodal que é no fundo a articulação entre vários meios de transporte de forma a tomar mais rápidas e eficazes as operações de transbordo.
A CULSado propõe à CP-Lisboa, que enquanto não for feito o reajustamento ao horário, os comboios nestas ligações atrasem a hora de partida do Barreiro de forma a não prejudicar os utentes da Linha do Sado.
Com os melhores Cumprimentos.
P`la Comissão de Utentes da Linha do Sado
Américo Leal
Frederico Tavares