Rail – CP – As 7 Séries de UTE’s 25kV

Principais dados relativos às 7 séries das automotoras elétricas mais “emblemáticas” e conhecidas da CP, as famosas UTE de tração em corrente monofásica na tensão de 25 kv 50Hz ac (não confundir com as UTE da CP em serviço na Linha de Cascais).

Foram especialmente as 3 primeiras séries que tiveram importância relevante, por terem sido (1ª série) as primeiras automotoras elétricas de linha da CP e na altura, havia material similar, mas era explorado na Linha de Cascais, pela Sociedade Estoril.

Percebe-se então que as 3 primeiras séries são as inauguração deste tipo de serviço (2000, 2050 e 2080) e com especial dedicação para prestarem serviço na Linha de Sintra. As séries seguintes, também muito similares, mas com a motora inserida entre dois reboques, teve como particular vocação, prestar o mesmo serviço, mas a nível nacional em comboios regionais, nas linhas já eletrificadas e com menos pressão a nível do tráfego, muito mais ligeiro que o que se praticava na Linha de Sintra.

A 7ª série, não se trata de uma série nova, propriamente dita, mas sim, resulta da total reabilitação e reconversão das séries 2100, 2150 e 2200 e é a única que continua nos dias de hoje, em serviço.

CP 2100 1

UTEs

© Créditos: Departamento de Estudos da LUISFER e CP

About luis

Check Also

Comboios com Nome

Já há muitos anos que na Europa ferroviária se atribuem nomes aos comboios mais categorizados …