Home / Rail Transport / Infraestrutura / Lignes à Grande Vitesse / Europe / Rail – LGV/HSL – Italy – LAV Milano – Bologna

Rail – LGV/HSL – Italy – LAV Milano – Bologna

Esta é a magistral LGV da rede ferroviária italiana, ligando a capital da Lombardia (Milano), através da estação Centrale até à estação de Bologna Centrale, depois Firenze e depois Roma Termini, ou seja, o eixo mais importante da rede GV da Itália. Esta LGV Milano – Bologna tem uma extensão de 214,696 km, tem via dupla em bitola Standard UIC 1435 mm e está eletrificada na sua maior parte na tensão monofásica de 25kV 50Hz ac e na tensão de corrente contínua 3kV cc entre Milano-Tavazzano com Villavesco logo no seu início e entre Castelfranco Emilia-Bologna, já no seu final, ou seja, na ligação que faz à rede convencional italiana que está quase toda eletrificada em corrente contínua, à tensão de 3000 V. A inauguração completa de todo o seu percurso, ocorreu em 13 de Dezembro de 2008.

A LGV Milano – Bologna tem um desenho de projeto para 300 km/h, mas na prática, na zona de Modena, devido à geografia local, as curvas apresentam um raio de apenas 3450 m, bem inferior aos 5450 m, que são norma geral no restante percurso, limitando então nesta zona a velocidade máxima nos 240 km/h.

A proprietária e gestora desta LGV é a Rete Ferroviaria Italiana (RFI) que é uma participada a 100% pela Ferrovie dello Stato Italiane com funções de gestora da infraestrutura ferroviária nacional.

About luis

Check Also

Rail – LGV/HSL – Belgium – LGV 2 / HSL 2 (Brussels / Liège)

breve