REFER – Estações Ferroviárias de Lisboa e Porto (como deveria ser)

Neste pequeno estudo, e mais uma vez, damos esta sugestão à REFER, que se ela quiser, de modo fácil e imediato pode ser acolhida e seria a forma correcta de identificarmos as estações que ficam dentro dos limites das cidades. Sabemos que esta alteração pode nascer por parte da REFER, para depois o IMT aprovar através da documentação técnica e legislação em vigor.

Devemos pensar que nem todas as pessoas conhecem na perfeição a rede ferroviária portuguesa e por isso, urge identificar as nossas estações com as designações correctas, que segundo o nosso parecer, hoje ainda estão incorrectamente identificadas (cf IET 50) a nível da rede ferroviária nacional. Estamos a referir-nos a estações e apeadeiros que ficam dentro dos limites das cidades de Lisboa, Porto, Coimbra, Aveiro, Braga, Setúbal, Faro, Vila Nova de Gaia e Tavira.

Dando um exemplo, uma vez na estação da Régua, um passageiro cliente da CP a bordo de um comboio referia para outro companheiro de viagem, que pensava que a estação de Contumil ficava nos arredores da cidade do Porto e dizia para o amigo e para nós, que se Contumil fosse uma estação da cidade do Porto, seria identificada de igual modo como Porto São Bento e Porto Campanhã, mas como só estava e ainda está, só Contumil, para ele não fazia parte da cidade do Porto, como realmente faz.

Assim, e se a REFER quiser, pode seguir este nosso conselho e em placas nas plataformas e mais importante, a CP e outros operadores nos seus horários, deveriam colocar sempre antes da estação “ou apeadeiro” em causa, o nome da respectiva cidade, como por exemplo lá fora acontece, na Alemanha e outros países.

Vejamos então:

Lisboa

Para a cidade de Lisboa (ver mapa em baixo) temos todas estas estações e apeadeiros, ou seja, deixa-se de se conhecer como agora se refere, por exemplo estação de Braço de Prata, ou Campolide, ou ainda Belém, como Lisboa Braço de Prata, Lisboa Campolide ou Lisboa Belém, como já acontece e correctamente com Lisboa Santa Apolónia ou Lisboa Rossio, por exemplo. Para uma melhor identificação e adição de um código de duas letras, podem ser usadas as que estão no mesmo mapa em baixo.

y5

Porto

Em relação ao Porto, hoje as estações e apeadeiros são menores, em virtude de terem sido desclassificadas e transformadas para a Metro do Porto, as antigas estações e apeadeiros da Linha de via estreita da Póvoa. Sendo assim, hoje temos 3 estações e para tudo ficar correcto, basta só passar a designar a estação de Contumil, como Porto Contumil, como se pode verificar no mapa em baixo.

y5a

No caso de outras cidades do país, temos os seguintes exemplos:

Coimbra

Na cidade de Coimbra, a atual estação de Coimbra-B devia ser designada de Coimbra Choupal e a estação nova, conhecida como Coimbra ou Coimbra-A, devia ser Coimbra Portagem. Mas a manter-se como está, CA identificaria a atual estação de Coimbra e CB identificaria a atual estação de Coimbra-B.

Aveiro

Para Aveiro, a atual estação de Aveiro teria que ter um nome associado, para se juntar a Aveiro Esgueira. No caso da principal estação seria Aveiro Central, ou Aveiro Avenida, ou outro nome.

Braga

Para Braga, a atual estação seria Braga Maximinos e Ferreiros, que fica já dentro da cidade, seria Braga Ferreiros.

Setúbal

No caso de Setúbal ainda é mais flagrante, temos uma estação, Setúbal e um apeadeiro, conhecido só como Praça do Quebedo. Quem ouvir falar neste último nome, não sabe onde esta artéria pertence, qual a cidade onde está, será Covilhã, será Viana do Castelo ou Lisboa, não é, é em Setúbal, porque não se coloca correctamente Setúbal Praça do Quebedo e a estação principal, seria Setúbal Bonfim por exemplo, visto que o estádio dos sadinos, um ícone da cidade está a poucas centenas de metros da estação.

Faro

No caso de Faro, temos a estação de Faro e o apeadeiro de Bom João, seria correctamente Faro Ria Formosa (porque ao lado da estação) e Faro Bom João.

Vila Nova de Gaia

Aqui também o caso é parecido com o de Setúbal, temos Vila Nova de Gaia (e não só Gaia como muitos dizem) e General Torres (nome de uma rua da cidade), portanto, teriamos Vila Nova de Gaia Devesas (como sempre foi conhecida) e Vila Nova de Gaia General Torres.

Tavira

Neste caso, teremos Tavira Santiago para a atual estação de Tavira e o apeadeiro de Porta Nova, dentro dos limites da cidade, seria Tavira Porta Nova.

About luis

Check Also

Contratos de Aquisição de Material Circulante Ferroviário

Liste des contrats d’acquisition de matériel roulant ferroviaire. Jour  Pays Réseau Pays Compagnie Matériel Roulant …