ALBUFEIRA
Esta Infraestrutura Rodoviária, apresenta os seguintes indicadores, a nível de infra, tráfego e geográfico:
Proprietário: CÂMARA MUNICIPAL DE ALBUFEIRA
Género de Dependência: Central de Camionagem
Tipo: Em Superfície, com EP e Pistas de Parqueamento ao ar livre
Modos de Transporte: Road
Situação presente: Ativa
Inauguração: Pela Secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, em 20 de Junho de 2006
Nº de Pistas: 17
Área: 11.000 m2
Oferta de Serviços: Pax
Localização: Estrada de Vale Pedras
Horário de Funcionamento:
NUTS III: Algarve
Distrito: Faro
Concelho: Albufeira
Freguesia:
Altitude: m
Observações: Nota de imprensa do Município – A Estação Central de Camionagem de Albufeira, uma obra “há muito ansiada” pelos albufeirenses, foi inaugurada ontem de manhã, com a presença da secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino.
“Esta é uma obra ambicionada e ansiada há muito tempo pelos munícipes”, referiu o Presidente da Câmara Municipal, Desidério Jorge da Silva, acrescentando que “por Albufeira passam ao longo do ano milhões de pessoas e esta é uma das nossas primeiras imagens que damos do nosso turismo”.
O autarca mostrou-se bastante satisfeito pela conclusão da nova Central de Camionagem, “uma das melhores do país e certamente a melhor do Algarve”.
Com uma área total de 11 mil metros quadrados, a nova Central de Camionagem disponibiliza 17 cais de embarque e inclui, para além do edifício da estação e cais, um fosso de manutenção, áreas de estadia, uma área reservada à instalação de uma bomba de gasolina e um pórtico de limpeza, sendo servida por um parque de estacionamento com capacidade para 80 viaturas.
Esta infra-estrutura, no valor de 1,2 milhões de euros, concentra todos os terminais de todas as carreiras interurbanas de passageiros, constituindo um interface entre os transportes públicos e privados.
Por seu turno, a Secretária de Estado dos Transportes referiu que “esta central, fundamental para responder às necessidades de mobilidade da região, é um exemplo claro da aposta do governo na melhoria das condições de mobilidade das populações de todo o País”. Ana Paula Vitorino disse ainda tratar-se “de um excelente investimento” acrescentando que “é um contributo significativo” para o sistema de transportes públicos do concelho e da região, numa altura em que este tem perdido “quota de mercado”.
Inverter essa tendência é uma das directrizes do governo no que toca a esta área, actuando a diversos níveis, nomeadamente “a articulação entre mobilidade e ordenamento do território”, que dará mais passos com a concretização do Plano de Deslocações Urbanas (PDU), “resolvendo os graves problemas de mobilidade que as cidades enfrentam”.
Fotografias
© Créditos:
Para o texto
Departamento de Estudos da LUMO TRANSPORT
Para o Mapa
Google Earth
Para a fotografia